Federação das Colectividades de Cultura e Recreio do Concelho de Santa Maria da Feira | colectividades | site admin | webmail
O texto vai aparecer aqui. Nao remover este texto.
Fecofeira - Federação das Colectividades de Santa Maria da Feira

DE HAYDN A DELGADO - QUARTETO DE CORDAS NA SUA INTIMIDADE - Actividades - Música

18-06-2011 em Paços de Brandão

"De Haydn a Delgado - Quarteto de Cordas na sua intimidade" do Quarteto de Cordas de Matosinhos inserido na programação do Festival Internacional de Música de Verão em Paços de Brandão a ter lugar no dia 18 de Junho, no Museu do Papel das Terras de Santa Maria em Paços de Brandão.

 

 

Programa:

 

1ª Parte

 

J. Haydn: Quarteto op. 17 nº 6

 

Alexandre Delgado: Quarteto de Cordas

 

2ª Parte

 

F. Meldelssohn: Quarteto em Lá op. 13

 

Biografia Quarteto de Cordas de Matosinhos

 

O Quarteto de Cordas de Matosinhos foi fundado em 2007.É constituído por licenciados da Academia Nacional Superior de Orquestra:Vitor Vieira e Juan Maggiorani (violinos), Jorge Alves (viola) e Marco Pereira (violoncelo). Realizaram também estudos de aperfeiçoamento em diversas escolas de prestígio, como a Escuela Superior de Música Reina Sofia em Madrid, a Northwestern University em Chicago e o Conservatório de Sion na Suíça.

 

O Quarteto realizou estudos especializados no Instituto Internacional de Música de Câmara de Madrid, sob a orientação de Rainer Schmidt (violinista do Quarteto Hagen).

 

Todos os seus membros receberam prémios em Portugal e no estrangeiro individualmente e em música de câmara. Destaca-se o prémio obtido, enquanto Quarteto de Cordas de Matosinhos, no 1º Concurso Internacional de Música de Câmara de Alcobaça em 2009. Os membros do Quarteto, nos seus anos de estudo, tiveram contacto com membros de vários quartetos destacados do panorama internacional, nomeadamente dos quartetos Alban Berg, Hagen, Lasalle, Emerson, Melos, Vermeer e Kopelman.

 

Actualmente o Quarteto desenvolve uma temporada regular de concertos em Matosinhos, onde apresenta uma série de projectos inéditos no país: além de integrais dos quartetos de Haydn, Mozart, Beethoven e Mendelssohn, assume especial importância a encomenda e estreia de obras de compositores portugueses. O Quarteto estreou já obras de Carlos Azevedo, Fernando Lapa, Vasco Mendonça, Miguel Azguime, Nuno Corte-Real, Eurico Carrapatoso, Christopher Bochmann, António Chagas Rosa e António Pinho Vargas, estando prevista para 2011 a estreia de mais obras de alguns compositores já tocados e também de Álvaro Salazar, Eduardo Patriarca, João Pedro Oliveira, Telmo Marques, Luís Tinoco, Carlos Guedes, Alexandre Delgado e Paulo Ferreira Lopes.

 

O Quarteto apresenta-se um pouco por todo o pais, tendo realizado concertos nos Dias da Música do CCB, nos Festivais de Música de Espinho, Póvoa de Varzim e Música Viva, colaborando com músicos como Carlos Azevedo, o violoncelista Paulo Gaio Lima, os clarinetistas Carlos Alves, António Saiote e Bruno Graça e os pianistas Pedro Burmester, António Rosado, Miguel Borges Coelho e Elsa Silva.

 

Maio de 2011

Tipos de Actividades
Cultural
Cinema
Teatro
Desportiva
Música
Folclore
Últimos Destaques
ASSEMBLEIA-GERAL ORDINÁRIA
FORMAÇÃO EM DIREÇÃO DE CENA E DE ATORES
FORMAÇÃO DE DIRIGENTES-OBRIGAÇÕES DECLARATIVAS
FORMAÇÃO SOBRE INSTRUMENTOS TRADICIONAIS
CANDIDATURAS ABERTAS PARA PROJETOS DE ANIMAÇÃO - V.M. 2016
Últimas Actividades
LANCAMENTO DO LIVRO - MEMÓRIAS FOTOGRÁFICAS
XX ENCONTRO DE CANTARES DE JANEIRAS
XIV ENCONTRO DE GRUPOS DE CANTADORES DE JANEIRAS E DE REIS
O ÚLTIMO BAILE DO SR. JOSÉ DA CUNHA
FESTIVAL DOCE
Últimas Notícias
É PRECISO RENTABILIZAR E PARTILHAR RECURSOS
ASSOCIATIVISMO CULTURAL MOVIMENTA MAIS DE 4 MILHÕES POR ANO
PS RECLAMA APROVAÇÃO DO PAAC ANTES DO FIM DO ANO
© Copyright - Federação das Colectividades de Cultura e Recreio - desenvolvido por Wincode
topo