Federação das Colectividades de Cultura e Recreio do Concelho de Santa Maria da Feira | colectividades | site admin | webmail
Comissão de Vigilância do Castelo de Santa Maria da Feira
 
A Comissão de Vigilância do Castelo é uma associação cultural fundada em 1909, por um grupo de feirenses com objectivo de salvar o castelo da sua destruição, face ao abandono dos poderes políticos. A intervenção destes pioneiros revelou uma consciência cívica muito forte do seu dever/direito de participar na defesade um bem que, pertencendo à "comunidade", lhes pertencia também a eles. Durante várias décadas funcionou como "associação de facto", sem estatuto jurídico. Só em 1982 se constitui com personalidade jurídica. Actuou sempre em obediência a regras comummente aceites. A Comissão foi administrando o Castelo por tutela delegada de diferentes Ministérios-Guerra, Finanças e, mais recentemente, da Cultura. Em 1990 foi reconhecida como "pessoa colectiva de utilidade publica". Presentemente continua a exercer a administração do Castelo através de um protocolo com o IPPAR. A Comissão de Vigilância é um exemplo marcante da importância da Cooperação entre a sociedade civil e as autoridades centrais e locais. Com cerca de 50.000 visitantes/ano e com as receitas de cedência de espaços para actividades culturais e outros eventos, esta associação assegura os meios próprios que lhe permitem o equilíbrio da sua exploração.
 
Fecofeira - Federação das Colectividades de Santa Maria da Feira
Últimos Destaques
Últimas Actividades
Últimas Notícias
© Copyright - Federação das Colectividades de Cultura e Recreio - desenvolvido por Wincode
topo