Comemoramos este ano os 50 anos da revolução de Abril.
A luta de muitos homens e mulheres anónimos, de escritores e poetas, de músicos, de estudantes, de jornalistas, de militares, permitiu a concretização de uma revolução que nos devolveu a Liberdade.
A Revolução de Abril de 1974 trouxe a todos os portugueses uma nova esperança. O regime totalitário deu origem a uma Democracia, que apesar de nem sempre corresponder a todas as nossas expetativas é sem dúvida o regime político mais igualitário, mais solidário e o mais comprometido com o bem-estar e o desenvolvimento dos povos.
Todos nós desejamos não só um país, mas um mundo sem conflitos, onde a vida humana e a restante vida do nosso planeta, coabitem de forma equilibrada para que todos possam viver com dignidade.
Muitos dos que hoje fazem parte das nossas associações não conheceram a governação do Estado Novo, apenas conhecem essa parte da nossa história pelos relatos orais e escritos.
Ninguém nasce educado para a Democracia. É necessário e urgente educar para os valores da Democracia.
As famílias, as instituições e a escola têm um papel importante na capacitação das nossas crianças e jovens para o exercício de uma cidadania esclarecida, ativa e participativa, valores fundamentais da democracia.
Só assim cada um poderá de forma livre e consciente fazer as suas escolhas e respeitar as escolhas dos outros.
Todos nós através do nosso trabalho, da nossa participação, do nosso empenho, nas nossas entidades contribuímos de forma relevante para criar uma sociedade mais democrática.
A Federação das Colectividades de Cultura e Recreio do Concelho de Santa Maria da Feira, agradece o trabalho de todos em prol de um país mais democrático, através das suas ações nas comunidades. A educação, a cultura, o conhecimento do nosso património material e imaterial e a coesão social são os nossos grandes valores e são também valores de Abril.
Viva o 25 de Abril!
Viva o movimento associativo!
Viva Portugal!