Sobre Nós

Rancho Folclórico Santa Eulália de Sanguedo

Rancho Folclórico Santa Eulália de Sanguedo

Rua Padre David Fernandes Coelho N°135,
4505-646 Sanguedo



O Rancho Folclórico Santa Eulália de Sanguedo foi fundado a 2 de novembro de 2002, colmatando assim uma ansiedade e desejo que o povo da freguesia de Sanguedo, concelho de Santa Maria da Feira, tinha de alguns anos a esta parte. Tudo começou numa brincadeira, onde várias pessoas tomaram a iniciativa de se juntarem e tornarem os seus encontros informais (cantigas, cantares...) num projeto real e sério, o Rancho Folclórico Santa Eulália de Sanguedo.

Composto por cerca de 50 elementos, possuí uma tocata tradicional da nossa região, com concertinas, bombo, ferrinhos, violões e cavaquinhos. Os seus trajes, criteriosamente típicos de Sanguedo e de Santa Maria da Feira, representam os as diversas classes sociais e atividades da população nos tempos passados, sendo eles principalmente de Noivos, Domingueiros, Lavradeiras (ricas e pobres), Ceifeiros, Camponeses, Farrapeiras, entre outras. Desde a sua fundação, que conta com centenas de atuações de norte a sul de Portugal, apresentando variadíssimas danças tais como rusgas, viras, malhões e chulas.

Ao longos destes mais de 20 anos, promove pelo país fora as tradições e costumes da sua região através do folclore e como o próprio termo indica, o Folclore traduz a identidade de um povo e de uma região, através da recriação de tradições e costumes dos tempos passados, que foram passados de geração em geração até à atualidade.

No ano de 2022, após o retomar da sua atividade pós-pandemia, a coletividade marcou presença num dos maiores festivais de folclore de Portugal, em Freamunde, Paços de Ferreira, um momento alto no seu historial e gratificante.

Em maio de 2023, o grupo alcançou um feito histórico e marcante, a sua estreia em estúdio televisivo, através de uma participação inédita no concurso “Temos Artista - especial tradições”, inserido no programa “Praça da Alegria” da RTP1. Um marco muito importante para a associação, que viu um sonho já antigo ser concretizado, um marco bastante motivador e gratificante para todos os elementos.

Em 2024, a associação sanguedense participou num evento de referência no folclore, o Festival Nacional e Internacional da cidade de Penafiel, que permitiu um intercâmbio extremante rico do caráter cultural, entre grupos de Portugal e Espanha. 

O nosso principal objetivo é continuar a passar este testemunho cultural às atuais e futuras gerações, tal como este nos foi passado, preservando e partilhando a cultura e identidade de um povo, através do folclore.